terça-feira, 22 de outubro de 2013

As Datas Comemorativas Pertencem às Crianças

Quando as crianças são pequenas, as datas comemorativas não são para os pais, são para os filhos. Dia dos pais, dia das mães e natal, por exemplo, são momentos que se enquadram nisso. São em um final de semana ou feriado justamente para que possam ser bem comemoradas.

As crianças aceitam comemorar os aniversários um pouco fora da data porque são eventos individuais que podem cair em dia útil, então, elas aprendem isso desde cedo, mas não adianta combinar com seus filhos a comemoração do dia dos pais fora da data. Não adianta dizer que precisa trabalhar ou viajar, eles não entendem esse combinado. Fingem que entendem, mentem que entendem apenas para agradar quem eles ainda estão vendo como se fosse herói, mas quando se deparam com outras crianças tendo a mesma comemoração, tendo pai, mãe ou família por perto, ficam inevitavelmente tristes.

Muitos pais enxergam essas datas como sendo deles e se acham no direito de não comemorar, de não estar presente ou até mesmo de adiar indefinidamente. Direito legal eles possuem, mas a vida cobra seu preço cedo ou tarde. Essas são datas das crianças e só se tornarão datas dos genitores ou das famílias quando os meninos forem adultos.