terça-feira, 16 de julho de 2013

Tome Cuidado Com Pessoas Que Dão "Presentes" a Seu Filho

Cuidado com os "presentes" que seu filho recebe. Na verdade, a atenção deve ser direcionada a quem está dando presentes demais para as crianças. Fique atento. Isso pode significar um tentativa de comprar o silêncio do menino.

Não estou falando apenas de pessoas estranhas. Com elas a preocupação é constante, mas o perigo maior reside justamente nas pessoas próximas, das quais você não desconfiaria. Qualquer um merece observação e não existem exceções.

Criamos a falsa ideia que mães, pais e parentes não farão mal os nossos filhos, mas isso está longe da verdade. Muitos possuem distúrbios mentais graves que ficam escondidos na personalidade até que tenham uma oportunidade de aparecer, uma simples oportunidade. O número de pessoas é muito maior do que se imagina e os casos costumam ser abafados. As famílias evitam divulgar na tentativa de proteger a criança, mas na verdade, permitem que o agressor volte a fazer isso com outros.

Se alguém está constantemente dando presentes para o seu filho ou muito dinheiro, desconfie. O normal é acharmos que esses "agrados" são por simples simpatia, que o adulto é uma pessoa legal e gosta da criança, mas analise bem. Os presentes são caros demais? A quantidade e frequência estão acima do normal? Ele está dando dinheiro demais, mais do que a criança poderia usar?


Existe grande possibilidade dele estar querendo comprar o silêncio infantil por algum motivo. Essas pessoas não interpretam o mundo pela perspectiva da criança. Não se preocupam com ela, não a entendem bem. Indivíduos assim possuem problemas e dificuldade para perceber as necessidades reais de um menino ou menina. Eles vivem em uma realidade alternativa. Então, é muito provável que a quantidade e a magnitude dos presentes sejam acima do normal, porque é o adulto quem está dando e é para suprir as necessidades dele mesmo, que vive inseguro com a possibilidade de ser descoberto e acaba exagerando na dose. Por isso, dão esses mimos de acordo com o que ele, o adulto, imagina que é necessário. E aí, como a necessidade deles é diferente da necessidade das crianças, se você estiver atento vai perceber.

Por fim, não se esqueça que qualquer pessoa pode fazer isso, qualquer um. São pessoas mentalmente doentes e incapazes de cuidar de uma criança. O problema mental pode superar qualquer espécie de laço afetivo.

Recomendo um filme que fala sobre o tema e se chama "The Perks of Being a Wallflower" ou  "As Vantagens de Ser Invisível"