quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como Ensinar Suas Crianças a Arrumar a Cama?

Me lembro que minha mãe sofria para me fazer arrumar a cama nos finais de semana quando eu era pequeno. Para convencer minha irmã era ainda pior. Os dois eram terríveis. Durante a semana havia uma pessoa que fazia isso, então, no final de semana não queríamos fazer.

A pergunta do post de hoje é: como ensinar as crianças a arrumar a cama sem brigar com elas? Essa é a grande questão. Aqui tudo aconteceu de forma muito suave, mas só percebemos depois que aconteceu.

Comecei a namorar a Catarina, mãe do Dudu (7 anos) e do Guigui (5 anos) a alguns meses. Quando dormia por aqui nos finais de semana, pela manhã,  enquanto ela fazia o café eu já ia arrumar as camas. Arrumava a nossa e as das crianças.

A namorada achou isso o máximo. Um homem que arruma a cama? Como assim? E começou a me elogiar. Depois contou para toda a família que o namorado dela arrumava a cama, só para deixar todo mundo com inveja. Todos diziam que no início era assim mesmo.

O que nós não percebemos é que os meninos estavam percebendo tudo isso. Me viam arrumando as camas, ouviam os elogios e ouviam ela se gabando para a família e amigas. Duas semanas depois, um dia logo cedo, o Gui nos acordou dizendo: "Mãe, arrumei minha cama, vem ver." No dia seguinte, Domingo, os dois meninos nos acordaram falando: "Mãe, temos uma surpresa pra você." Eles haviam arrumado as duas camas e o Gui ainda me ajudou a arrumar a cama de casal.

Daí para frente, vez ou outra eles arrumaram as camas, mas não era sempre. O Gui faz isso com mais frequência que o Dudu. Um dia, o primo deles dormiu aqui e o moleque foi lá ensinar o primo com o fazer. 

Até que o grande dia chegou. Hoje, acordamos e queríamos sair rápido de casa. Foi então que a Catarina falou: "Meninos, vão arrumar as camas de vocês enquanto a gente arruma nosso quarto".

Os dois foram sem reclamar, arrumaram suas camas e ainda cataram todos os brinquedos do chão. Sariam dos quartos felizes por estarem fazendo isso. Depois o Gui ainda veio me ajudar a arrumar a cama de casal. Simplesmente sensacional.

O que reparamos é que as crianças aprendem muito pelo exemplo e gostam de receber elogios. Então, ao vrerem que outra pessoa está sendo elogiada por fazer algo bom, eles percebem as duas coisas que precisam. O exemplo e o estímulo. Entáo copiam para receber os mesmos elogios.

Isso mostra o quanto é fundamental tomar o cuidado de elogiar apenas os bons exemplos. Muita gente "elogia" ou da valor a atitudes pouco dígnas ou questionáveis e isso pode ficar na cabeça de uma criança como algo legal de se fazer.



Essa foto é a cama do Gui arrumada. Para o trabalho de um menino de 5 anos, acho que ficou bom d+. E o melhor de tudo. Eles fizeram isso sorrindo e felizes.